Aprimoramentos Negativos


Aprimoramentos são como vantagens e/ou desvantagens que tornam o personagem diferente dos demais. Algumas características trazem benefícios únicos que podem ajudá-lo (aprimoramentos positivos), outras porém, trazem severas desvantagens que certamente vão atrapalhá-lo ao longo da vida (aprimoramentos negativos).

Todo personagem de jogador começa com 3pts para serem gastos com vantagens, no entanto, ele pode adquirir desvantagens para aumentar esse valor. Sendo 3 o máximo de pontos ganhos com aprimoramentos negativos.


Caso alguma dessas vantagens ou desvantagens seja anulada durante o jogo, o ponto gasto ou ganho por ela será mantido, dessa forma nenhuma outra característica irá mudar. Durante o jogo também é possível que o personagem adquira alguma dessas caraterísticas devido uma ação e nesse caso não haverá qualquer ponto ganho ou perdido.


Durante o jogo também é possível adquirir alguma nova característica usando os pontos de experiência que são acumulados ao longo das aventuras. Cada 30pts de experiência correspondem a 1pt que pode ser gasto em Aprimoramentos Positivos. Também é possível que o mestre dê algum novo aprimoramento ao personagem, seja positivo ou negativo.


Aprimoramentos Negativos



# Código de Honra
O personagem é devotado a seguir um determinado código de conduta. Jamais contraria sua honra e não tolera que alguém o desobedeça na sua presença, à menos que seja extremamente necessário.
2 cód. do combate (nunca ataca oponentes em desvantagem)
2 cód. do cavalheiro (nunca ataca uma mulher ou fêmea)
2 cód. da honestidade (nunca mente ou rouba para benefício próprio)
2 cód. do caçador (nunca ataca criaturas fêmeas, filhotes ou outras que estejam indefesas)
2 cód. de área (não entra em combate em determinado local: cidade, floresta, deserto...)
2 cód. da derrota (nunca se deixa ser capturado, prefere a morte)
2 cód. do heroísmo (jamais recusa um pedido de ajuda e sempre protege os indefesos)

# Cura Demorada
O personagem recupera sua vitalidade com muita dificuldade. Sua cura leva o dobro de tempo de uma pessoa normal, ou seja, 1pt a cada 2 dias.

# Deformidade Física
O personagem tem algum defeito físico que o atrapalha. Essa deformidade causará penalidades de acordo com sua característica, impossibilitando o personagem de realizar determinadas tarefas.
4 cegueira total
3 mudez total
3 surdez total
1 aparência horrenda (não pode ter CR maior que 8)
2 aleijado (dificuldade ao andar)
5 paraplégico (dificuldade de locomoção)

# Descontrole
O personagem tem um temperamento explosivo, qualquer coisa é motivo para entrar em estado de fúria e se tornar agressivo. Sempre que for contrariado ou humilhado, o jogador deverá ser bem sucedido em um teste díficil de FV para evitar que o personagem entre em estado de fúria total atacando a pessoa em questão.

# Dificuldade em concentração
O personagem é péssimo em se manter concentrado, qualquer coisa o distrai fazendo com que não consiga realizar determinadas tarefas. Pode tentar um teste de difícil de FV para conseguir realizar as tarefas que exigem muita concentração. Para os personagem que usam magia ou qualquer outra perícia que tenha a IT como base é aplicado um modificador de -20% nos testes quando essas exigem rodadas de concentração.

# Dívida
O personagem está em dívida com alguém e precisa acertar a conta mensalmente ou será preso.
1 50 moedas de ouro
2 100 moedas de ouro
3 500 moedas de ouro

# Doença
O personagem está doente. Essa doença o acompanha causando desconfortos tremendos: dores, vômitos e sangramentos. Muitas vezes poderá “derrubá-lo” na cama durante dias.
2 doença genética (causa dores e dano)
2 doença contagiosa (transmitida para outras pessoas pelo ar ou pelo contato físico)

# Fobia
O personagem tem medo de determinado lugar, objeto ou criatura. Esse medo fará com que ele passe longe evitando o confronto direto com aquilo que lhe causa pavor. Caso esteja diante de seu medo, o personagem imediatamente sairá correndo, se não for possível (se estiver preso, por exemplo) ele deverá ser bem sucedido em um teste dificil de FV para não desmaiar.
1 medo incomum (agulhas, pequenos insetos, lugares fechados...)
2 medo comum (fogo, altura, sangue...)

# Fraqueza à Magia
O personagem possui vulnerabilidade a determinado tipo de magia. Todo vez que sofrer um feitiço ele receberá o dobro do efeito (inclusive o dano).

# Inábil
O personagem não possui a menor habilidade para qualquer coisa, sendo um completo inútil para a maioria das atividades que requerem um pouco de aptidão. O custo de pontos de perícia é o dobro do normal.

# Inimigo
O personagem possui um rival. Ambos se odeiam e sempre que podem fazem de tudo para destruir um ao outro. Esse sentimento de desprezo é fruto de algum acontecimento passado (isso deve ser descrito no background do personagem).
1 inimigo fraco
2 inimigo médio (do mesmo nível que o personagem)
3 inimigo forte

# Insanidade
O personagem não é nada confiável, por onde passa as pessoas o olham de maneira diferente e logo percebem que seu temperamento não é muito normal. Qualquer diálogo levará uma pessoa a ter certeza de que ele “não bate bem”.
2 cleptomania (rouba objetos aleatórios por onde passa)
2 compulsão (tem transtorno obsessivo compulsivo por algum gesto)
2 demência (tem sua capacidade de compreensão reduzida)
2 fantasia (acredita viver em outro mundo e ser outra pessoa)
2 fúria (entra em estado de fúria facilmente quando é provocado)
2 megalomania (acredita ser imortal, o todo poderoso)
2 mentira (não consegue dizer a verdade)
2 paranoia (não confia em ninguém, está sempre sendo perseguido por alguém)
2 depressão (perde a motivação facilmente e pode até tentar o suicídio)
2 histeria (muda de humor drasticamente, ora está feliz, ora está triste)
2 homicida (precisa matar alguém a três dias)

# Má Fama
O personagem tem uma reputação negativa em determinada localidade devido à: algo que tenha feito, por alguma ação praticada por um parente próximo ou por ser amigo de alguém odiado no local. Essa má reputação gera constrangimentos ao personagem e à todos que estão com ele, as pessoas do local os vêem com olhar de reprovação e muitas vezes podem até ser agressivos e não permitir sua presença ali. Isso dificulta consideravelmente as chances de o personagem conseguir se instalar no local, por exemplo.
1 conhecido na vila/aldeia/bairro
2 conhecido na cidade
3 conhecido em todo o reino
4 conhecido da nação (toda sua raça)
5 conhecido em todo o mundo (Lannor)

# Obsessão
O personagem é compulsivo com seu objetivo. Jamais desviará seu caminho daquilo que tem como meta: seja resgatar alguém, conquistar ou encontrar algo. Se por ventura o personagem realizar o seu tão estimado objetivo, o mestre pode aplicar um novo se achar necessário, ou simplesmente apagar a característica negativa. Mas vale lembrar que sua obsessão muitas vezes pode desviar o caminho do personagem com relação aos seus companheiros, que por ventura não pretendam segui-lo em sua “loucura”.

# Passado Esquecido
O personagem desconhece o seu passado, nada do que viveu está mais na sua memória e isso pode lhe causar alguns problemas futuros (ou não).

# Perda de Memória
O personagem esquece das coisas facilmente. Pessoas, lugares e objetos se apagam da mente do personagem de maneira constante. Caso precise tentar lembrar de algo recente, o personagem poderá fazer um teste difícil de IT.

# Pesadelos
O personagem sofre durante as noites com terríveis pesadelos que dificultam seu descanso. A recuperação de vitalidade e pontos de mana é prejudicada devido ao estresse que sofre durante algumas noites. Considera-se que nessas ocasiões o personagem não recupera vitalidade e pontos de mana perdidos.

# Ponto Fraco
O personagem possui um ponto franco em seu corpo que se for atingido irá lhe causar o dobro do dano normal, além de uma intensa dor. Um acerto crítico vindo do personagem que o ataca, por exemplo, pode acertar esse ponto fraco causando dor além da conta, que pode até implicar na perda de consciência do personagem.
2 tronco ou uma das pernas
3 cabeça, abdômen ou um dos braços

# Procurado
O personagem tem sua cabeça à premio por algum grupo ou sociedade. Vive em alerta, pois a qualquer momento pode ser capturado e levado à julgamento por algo que tenha feito e que certamente deixou alguém muito furioso.
1 condenado à pagar 5000 moedas de ouro
2 condenado à pagar pena na prisão de 80 dias
3 condenado à pagar pena na prisão de 3 anos
5 condenado à pagar com pena de morte

# Sensibilidade à Luz
O personagem sente um grande desconforto quando está em algum lugar claro demais, nesse caso o jogador deve ser bem sucedido em um teste difícil de FV para conseguir suportar a luz por mais alguns minutos, caso falhe no teste, o personagem sentirá um forte dor de cabeça e não conseguirá ficar com os olhos abertos enquanto estiver ali.

# Vício
O personagem é dependente de alguma substância e sem ela se sente fraco e desconfortável, precisa consumi-la pelo menos uma vez por dia. Pode fazer um teste difícil de FV para resistir por um dia.
1 substância comum (alcoól, fumo, hidromel, cerveja...)
2 substância incomum (licor de Lottus, ópio...)
3 substância rara ou proibida (...)


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Um enorme continente que enfrenta uma terrível guerra entre as duas maiores nações: Elfos e Humanos. De que lado você vai estar?

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