Aprimoramentos Positivos


Aprimoramentos são como vantagens e/ou desvantagens que tornam o personagem diferente dos demais. Algumas características trazem benefícios únicos que podem ajudá-lo (aprimoramentos positivos), outras porém, trazem severas desvantagens que certamente vão atrapalhá-lo ao longo da vida (aprimoramentos negativos).

Todo personagem de jogador começa com 3pts para serem gastos com vantagens, no entanto, ele pode adquirir desvantagens para aumentar esse valor. Sendo 3 o máximo de pontos ganhos com aprimoramentos negativos.

Caso alguma dessas vantagens ou desvantagens seja anulada durante o jogo, o ponto gasto ou ganho por ela será mantido, dessa forma nenhuma outra característica irá mudar. Durante o jogo também é possível que o personagem adquira alguma dessas caraterísticas devido uma ação e nesse caso não haverá qualquer ponto ganho ou perdido.

Durante o jogo também é possível adquirir alguma nova característica usando os pontos de experiência que são acumulados ao longo das aventuras. Cada 30pts de experiência correspondem a 1pt que pode ser gasto em Aprimoramentos Positivos. Também é possível que o mestre dê algum novo aprimoramento ao personagem, seja positivo ou negativo.

Aprimoramentos Positivos

# Aliado
O personagem possui um grande amigo, alguém que o acompanha em suas aventuras ou que sempre está disponível à ajuda-lo. Esse aliado pode ser uma pessoa ou animal de estimação.
1 aliado fraco (um cachorro, uma criança, um cavalo...)
2 aliado médio (um jovem, um tigre, um lagarto gigante...)
3 aliado forte (um cavaleiro adulto, uma mantícora, diabrete...)

# Alto Vigor
O personagem não se cansa tão facilmente e pode ficar mais tempo sem se alimentar ou beber água. Pode realizar testes de CN fáceis para os casos de fadiga.

# Ambidestria
O personagem é capaz de utilizar as duas mãos com a mesma maestria e realizar tarefas muito mais rápido. Usada para tarefas mais simples o tempo de realização da mesma será reduzido pela metade (não inclui lutar).

# Aptidão Mágica
O personagem tem facilidade em aprender novas magias. Basta que a veja sendo realizada por alguém mais de uma vez. Ele precisa consumir toda sua mana e se concentrar para realizar o efeito, se for bem sucedido em um teste difícil de IT ele aprenderá.

# Arma Mágica
O personagem possui uma arma mágica dotada de grandes poderes. O efeito e magnitude do poder deve ser discutido com o mestre e varia de acordo com a pontuação gasta.

# Bênção (somente para devotos)
O personagem pode, uma vez por dia, rezar para seu deus durante alguns minutos e receber 1d6 pontos de mana ou vitalidade como prêmio pela sua adoração.

# Berseker
O personagem é imune à dores e pode resistir por mais tempo à torturas e ferimentos. Com isso ele não receberá modificadores negativos em situações de extrema dor.

# Boa Fama
O personagem é bastante conhecido em determinado lugar, sua reputação positiva pode ser devido a algo que tenha feito ou por ser amigo ou parente de alguém que tenha sido importante ali. As pessoas do local o vêem com orgulho e o admiram, isso pode facilitar muitas coisas para o personagem e seus amigos.
1 conhecido na vila/aldeia/bairro
2 conhecido na cidade
3 conhecido em todo o reino
4 conhecido da nação (toda sua raça)
5 conhecido em todo o mundo (Lannor)

# Bravura (somente combatentes)
O personagem é corajoso e jamais se deixa intimidar em combate, não teme o inimigo, não importa o seu tamanho ou superioridade. Devido à isso não recebe penalidades por medo.

# Caçador de Criatura
O personagem é especialista em determinada classe de criatura, desse modo ele saberá onde encontra-la, suas fraquezas e como lidar com ela.

# Cativar (somente artistas)
O personagem é capaz de convencer e aproximar as pessoas através de palavras gentis e doces. Os envolvidos devem passar em um teste de FV dificil para não se “encantar” pelo personagem.

# Comunhão com as Sombras (somente criminoso)
O personagem é capaz de se ocultar em meio as sombras, com isso pode se mover sem ser notado. Nessas condições os teste de Furtividade e Camuflagem difíceis são normais e os normais são fáceis.

# Concentração
O personagem é capaz de se concentrar mesmo em situações difíceis, com isso ele pode realizar qualquer tarefa que exige tempo e concentração de forma simples.

# Contato
O personagem tem um amigo muito influente e importante no seu meio que pode lhe ajudar sempre que possível.
1 um soldado, curandeiro, comerciante...
2 um líder de clá, membro do exército, sacerdote...
3 ministro, paladino, prefeito...
4 sumo-sacerdote, governador, general...
5 imperador, rei...

# Detectar Personalidade
O personagem é capaz de identificar aspectos relevantes da personalidade de alguém de acordo com o ponto gasto com este aprimoramento. Basta que o jogador tenha sucesso em um teste de PR + IT / 2.
2 identificar personalidade através do olhar
1 identificar personalidade através de conversa breve

# Empatia com Animais
O personagem não apresenta qualquer ameaça para os animais pequenos, dessa forma eles não se afastam ou atacam, à menos que sejam atacados primeiro.

# Fôlego
O personagem tem fôlego para aguentar bastante tempo debaixo d’água (o dobro de uma pessoa normal).

# Genialidade
O personagem é mestre em construir coisas com “sucata”. Ele pode montar equipamentos com peças velhas e usadas e construir engenhocas com diversos tipos de materiais, o que pode ser muito útil quando não se tem dinheiro suficiente para comprar uma carruagem, por exemplo. Com isso todos os testes de perícia ligados à engenharia são fáceis.

# Gerar Mana (somente arcanos)
O personagem é capaz de converter parte de sua vitalidade em mana. Cada ponto de vitalidade gera um ponto de mana que poderá ser gasto em no máximo uma hora.

# Herança
O personagem recebe uma herança deixada por algum parente falecido. Essa herança lhe concede um valor mensal que pode ser retirado no banco quando desejar.
500 moedas de ouro
2 1000 moedas de ouro
3 5000 moedas de ouro

# Imunidade ao Veneno Natural
O personagem é imune ao veneno natural e não sofrerá as consequências do mesmo.

# Magia Arcana
O personagem tem o conhecimento sobre determinada trilha da magia e para cada ponto comprado pelo aprimoramento ele recebe 1pt para escolher entre as trilhas existentes (ver capítulo X).

# Memória Expandida
O personagem é dotado de uma memória incrível, consegue se lembrar de quase tudo que viu, ouviu ou fez durante a vida. Pode realizar teste de IT fácil para lembrar de algo antigo.

# Mestre
O personagem é treinado por alguém muito mais sábio que ele. Esse mestre pode ensiná-lo mais magias ou aprimorar suas técnicas de combate ou conhecimento arcano.

# Mira Natural
O personagem tem uma ótima mira e com isso recebe um bônus de +25% em todos os testes de acerto para ataques de longa distância.

# Patrono
O personagem faz parte de um grupo ou organização que pode lhe oferecer benefícios quando necessário.
1 membro comum (iniciante)
2 membro de cargo elevado (veterano)
3 membro do conselho (influente nas decisões)
5 líder do grupo

# Ponto Forte
O personagem possui um ponto forte em seu corpo e todo dano causado à essa parte será reduzido pela metade, isso quando este for natural (não mágico).
4 Cabeça
4 Braço Dir.
4 Braço Esq.
3 Tronco
4 Abdômem
3 Perna Dir.
3 Perna Esq.

# Regeneração Acelerada
O personagem tem sua recuperação natural mais acelerada que a das outras pessoas, com isso ele regenera sua vitalidade ou energia mágica com a metade do tempo, ou seja, 2pts por dia.
O regeneração de pontos de vitalidade
O regeneração de pontos de mana

# Resistência à Magia
O personagem possui uma imunidade natural contra determinado tipo de magia, dessa forma os efeitos de um feitiço lançado contra ele são reduzidos pela metade (inclusive o dano).
2 um tipo de magia
3 dois tipos de magia
4 três tipos de magia

# Senso de Direção
O personagem é ótimo quando se trata de localização, pode saber exatamente onde está e para que lado deve seguir.

# Sentido Aguçado
O personagem tem um dos sentidos muito aguçado, com isso os testes de percepção que envolvem o tal sentido são fáceis.
1 visão
1 audição
1 olfato
1 tato
1 palar

# Status
O personagem é bastante conhecido e respeitado entre os seus semelhantes (sua classe), seja por algum feito próprio ou por ser parente de alguém relevante.
2 pouco conhecido
3 muito conhecido

# Talento Natural
O personagem é super talentoso em alguma perícia, dessa forma, todos os testes normais que a envolvem são considerados fáceis (não pode ser usado para perícias de combate ou magia).

# Técnica de Combate
O personagem possui uma ou mais técnicas especializadas em combate que o ajudaram na hora da luta. Cada habilidade custa (normalmente) 1pt de aprimoramento e precisa que alguns pré requisitos sejam obedecidos (ver capítulo X).

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Um enorme continente que enfrenta uma terrível guerra entre as duas maiores nações: Elfos e Humanos. De que lado você vai estar?

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